O

 

Ordenamento do Território:

    Gestão da interacção homem /ambiente e consiste no planeamento das ocupações e no assegurar da preservação dos recursos limitados, potenciando o aproveitamento das infra-estruturas já existentes. Deve-se basear numa lógica que tenha em conta os riscos geológicos de forma a alcançar alguma estabilidade nas zonas habitadas.

 

11-1-essa.blogspot.com/2008/02/ocupao-antrpica-e-ordenamento-do.html

 

Oxigénio:

 

    Gás incolor e inodoro de fórmula química O2. O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20%. É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível à vida.

 

https://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/glossario_ambiental/glossario_ambiental_-_o.html

 

Ozono:

 

    Gás de fórmula molecular O3 que se forma na alta estratosfera pela acção dos raios ultravioletas sobre o oxigénio molecular. O ozono tem a capacidade de absorver os raios ultravioletas de comprimento de onda inferior a 0,34 µm, que têm um efeito mutagénico e, por esse facto, protege a vida sobre a superfície emersa dos continentes. Os buracos observados na camada de ozono do Árctico e do Antárctico não são senão uma das manifestações mais espectaculares da baixa regular do teor médio de ozono estratosférico, o qual foi reduzido a metade em 30 anos.

 

BREUIL, Michel, Dicionário das Ciências da Terra e da Vida, 1ª edição, Lisboa, Climepsi Editores, 2001